Corpo em batalha

Série documental que acompanha as batalhas de dança na cidade de Fortaleza.

Featured image

Corpo em batalha é uma série documental que apresenta o cotidiano de jovens dançarinos que movimentam a cidade de Fortaleza com a cultura Hip Hop.

Aqui, a batalha ganha um conceito mais amplo: entender o cenário em que se encontram, quem são seus aliados, contra o que estão lutando, o que estão defendendo e como podem usar seus corpos em estratégias de sobrevivência.

Episódio 1 - Sul Clan

A Sul Clan, composta somente por bboys (dançarinos do estilo Breaking), tem 9 anos de história e possui integrantes espalhados pelo mundo, especialmente na América e na Europa, onde participam ativamente de batalhas. Aqui, situados em torno do bairro Jangurussu, os membros se encontram regularmente para treinar suas técnicas e participar dos eventos como competidores e parte da produção. Ao longo dos últimos anos, montaram trabalhos cênicos, cuidaram da gestão de um estúdio de dança e atualmente alguns integrantes trabalham na área de educação em artes.

Episódio 2 - Laboral Crew

O Laboral Crew propõe um laboratório de pesquisa nas mais diversas Danças Urbanas Afro-diaspóricas desde que os primeiros integrantes se uniram no Centro Cultural do Bom Jardim. Ezio e Erick Flor, vivenciaram processos em coletivo desde 2013 com um a grande rotatividade de dançarinos no grupo, sempre compondo novas formas de produzir dramaturgias, espetáculos, aulas e eventos.

Há, entre todos os 9 integrantes, uma forte demanda de trabalho que dificulta o encontro, mas cada um sempre leva algo dos demais em seus processos.

Episódio 3 - Soul Street

A Sou’l Street é a que mais causa o “reboliço na cidade”, como diz Barão. Apesar de pouco tempo na cena artística da capital cearense, cerca de 4 anos, seus membros se movimentam nas batalhas desde muito novos. Cresceram nesse meio e hoje buscam formas de transformá-lo. Inovam em formatos, captação de recursos e funções desempenhadas nos eventos, sempre reforçando seus motivos para continuarem onde estão e apoiarem uns aos outros em suas trajetórias - tão diversas e, ainda assim, tão unidas.

Episódio 4 - Pulsando

Aqui o coletivo extrapola qualquer grupo formado, onde toda a cena artística de Danças Urbanas de Fortaleza compõe os membros de um corpo-cultura que segue pulsando. Não há divisões. Os modos de produzir no espaço são diferentes, mas a intenção ainda é a mesma: movimentar a si e aos demais em prol de algo maior. A batalha diária une mais do que as richas e disputas, e foi no processo de construção da própria série que pudemos perceber isso de forma mais nítida. O encontro entre os três coletivos se dá de forma natural dentro da produção.

folder corpo em batalha externa